Você está em: Home > Notícias > Otimismo no setor da construção
Notícias
Otimismo no setor da construção


Indústria de materiais de construção mantém otimismo no mercado interno

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulga o Termômetro mensal referente ao mês de outubro. Os dados informam leve queda do otimismo das empresas. Nas pretensões de investimentos no médio prazo (próximos 12 meses), o otimismo do mês chegou a 71%, 10% a menos do que o mês anterior. Já a expectativa das ações governamentais, também no médio prazo, o otimismo atingiu 51%, tendo aumentado a porcentagem de “indiferente” para 46% e pessimista para 2%.

 

A sondagem no mês de outubro apresenta um cenário ainda positivo em relação as vendas no mercado interno. Para as associadas da ABRAMAT, o desempenho do período atual (outubro) tem média geral boa, atingindo 66% das empresas. Apenas 2% das empresas apontaram como muito bom as vendas no mês. No restante da fatia, 27% indicaram um cenário regular e 5%, ruim. Se comparado ao mês de setembro, o otimismo no mercado interno subiu 12%, e muito devido às últimas ações do governo que prorrogaram a desoneração do IPI dos produtos já desonerados e incluíram novos produtos na lista.

 

O que segue o mesmo ritmo e mantém a estabilidade é o nível atual de utilização da capacidade instalada. Outubro repetiu o mesmo número de setembro e se manteve com 83%, mas continua distante do índice mais alto nos últimos 12 meses, que foi exatamente em outubro de 2011, quando atingiu 86%.

 

Para Cover, os últimos três meses do ano serão importantes para que o cenário de 2013 comece a ser desenhado. “Nossa intenção é de reverter o desempenho de vendas na indústria, que anda abaixo do esperado neste ano de 2012”, finaliza.

 

Sobre a ABRAMAT

 

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade conta atualmente com 50 empresas filiadas, que são as líderes na fabricação de materiais de construção dos diversos segmentos. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção e a responsabilidade sócio ambiental dos agentes do setor.

Fonte: www.revistaprisma.com.br

Rodovia BR-277, Km108, S/N, Caixa Postal: 722, CEP 83608-000
Rondinha - Campo Largo - Paraná
Fone: (41) 3399-2211 | 8874-6445
contato@blockstock.com.br 

Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MV9 Multimídia